quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fronteiras da ciência

A troca de idéias com alunos é sempre muito proveitosa. Oportunamente farei posts sobre os temas debatidos nas aulas de Epistemologia Jurídica que estou ministrando na pós-graduação da Faculdade de Direito da UFC (Mestrado/Doutorado), nas quais interessantes questões são suscitadas e desdobradas. Por enquanto, passo por aqui apenas para deixar algumas indicações de informações disponíveis na internet, muitas delas encontradas por meus alunos e compartilhadas com a turma. Aproveito o espaço do blog para as compartilhar com um universo maior de pessoas.

Uma delas consiste em gravações de áudio do programa "Fronteiras da Ciência", mantido pela UFRGS (http://frontdaciencia.ufrgs.br/). Há discussões bem atuais sobre pós-modernismo e relativismo, o caso Alan Sokal, Susan Haak e outros temas caros à epistemologia.

Outra é o vídeo com a aula ministrada por Miguel Nicolelis na UnB. Eu havia indicado o "Muito Além do nosso Eu",  livro fantástico tanto pela descrição que faz da mente humana (a confirmar, no âmbito da neurociência, idéias encontradas em autores como Gadamer, por exemplo), como pelos avanços decorrentes de sua compreensão, e, também, pela descrição (muitas vezes crítica) da forma como se constrói o conhecimento científico, sobretudo no Brasil. Em face da indicação, um dos alunos, procurando a respeito do autor, encontrou, na internet, o material abaixo. Vale a pena assistir:

















Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget