quinta-feira, 19 de junho de 2008

Liberdade de manifestação... Ou mais outro post nonsense?

Não sei sobre o que versava o discurso, mas a forma de manifestação de quem a ele queria se opor, ridicularizando-o, foi bastante criativa.
Para quem gosta de debater o choque de direitos fundamentais, é tema para uma boa discussão. Há tensão, aí, entre a liberdade de manifestação do palestrante, a liberdade de manifestação do opositor, eventual "ofensa à honra" pelo instrumento utilizado e, até, o direito de propriedade, pois esbagaçaram o pobre helicóptero de controle remoto que vestia o inusitado disfarce.




p.s. - A cada dia me convenço, com mais força, de que os adultos somos só crianças grandes.

2 comentários:

Rodrigo Siqueira disse...

O homem do vídeo, que tentava dircursar, é o ex-campeão mundial de xadrez Gary Kasparov, que ao se aposentar resolveu fazer oposição política na Russia.

Hugo de Brito Machado Segundo disse...

Obrigado pela informação, Rodrigo.
Gosto de Xadrez, e acompanhei inclusive o duelo entre ele (Kasparov) e o Big Blue, supercomputador construído pela IBM especificamente para derrotá-lo. Mas não lhe conhecia a fisionomia. E, como não entendo russo, não sabia do que tratava do discurso.
Mas sabia que ele estava se dedicando à política, e que vinha encontrando problemas com isso, pois o sistema de seu país não é suficientemente democrático para tolerar suas críticas. Só não sabia que seus opositores estavam recorrendo a expedientes como o do vídeo...
:-)
É curioso, ainda, notar que, ao discursar, quando Kasparov levanta a cabeça e vê a p*****a, digo, o helicóptero voador, ele quase ri, fica sério e para de falar, enquanto os assessores destroem o "brinquedo".