sexta-feira, 19 de junho de 2009

4.ª edição do Processo Tributário


Como o tempo passa rápido. Já estamos aqui em outra sexta-feira e ainda não fiz o post sobre a "teoria das sextas-feiras" (que inclui o professor Alberto Xavier). Prometo que antes da próxima ele sai.
Bom, mas o tempo passou rápido também para o "Processo Tributário", que, acabo de saber, teve lançada pela Atlas a sua quarta edição.
A primeira saiu em 2004, a segunda em 2006, a terceira em 2008, e a quarta agora, em junho de 2009. Em todas as anteriores a capa era a mesma, preta, com umas moedas e um globo terrestre ilustrando. Dessa vez ficou branca. Achei bonito o layout. Foi a Larinha, minha filha, que escolheu, dentro os vários que a equipe da editora elaborou.
Aliás, não sei se já tinha contado aqui, mas foi ela também que escolheu o título do livro. Eu ia colocar "Direito Processual Tributário", e estava na dúvida entre "Curso de Direito Processual Tributário" ou ainda "Curso de Processo Tributário". Ela, que na época tinha quatro anos, disse: - Pai, não coloca nenhum desses. Deixa só "Processo Tributário"!
Eu perguntei: - Por quê?
- Ora - ela respondeu - é mais curto, e mais fácil para eu dizer!
O tempo passa mesmo rápido. Quando foi lançada a primeira edição, ela tinha quatro anos. Agora, já está em vias de completar nove...

O livro está atualizado com as últimas alterações no processo administrativo tributário federal, e com a jurisprudência do STJ e do STF sobre questões processuais tributárias. Só a extinção do recurso do procurador, que eu já mencionei aqui no blog, não consta do livro. É que a edição estava sendo impressa, nos termos da recém votada Lei 11.941/2009, quando esta teve alguns artigos vetados pelo Presidente, dentre eles os que cuidavam dos tais recursos... Não dava mais para mudar. Fazer o quê. Na quinta, se houver, corrijo isso.

6 comentários:

Diego Estrela disse...

será que rola autografo no meu?

Hugo de Brito Machado Segundo disse...

Claro, Diego. Será um prazer.

Monica Mello disse...

Estou lecionano em um curso de especialização e já fiz vários apontamentos sobre seu novo livro, que a ATlas gentilmente me enviou para meu deleite ( e atualização a tempo). Parabéns!!!

Hugo de Brito Machado Segundo disse...

Obrigado, Mônica. Aguardo seus apontamentos, que me podem ser úteis em eventual revisão para a quinta edição. abraço!

Editor do Blog Em cima do muro disse...

Prezado Hugo,

Criança sai com cada uma... Abraço.

Pedro Eduardo.

Editor do Blog Em cima do muro disse...

comentário de acompanhamento.