sexta-feira, 19 de junho de 2009

4.ª edição do Processo Tributário


Como o tempo passa rápido. Já estamos aqui em outra sexta-feira e ainda não fiz o post sobre a "teoria das sextas-feiras" (que inclui o professor Alberto Xavier). Prometo que antes da próxima ele sai.
Bom, mas o tempo passou rápido também para o "Processo Tributário", que, acabo de saber, teve lançada pela Atlas a sua quarta edição.
A primeira saiu em 2004, a segunda em 2006, a terceira em 2008, e a quarta agora, em junho de 2009. Em todas as anteriores a capa era a mesma, preta, com umas moedas e um globo terrestre ilustrando. Dessa vez ficou branca. Achei bonito o layout. Foi a Larinha, minha filha, que escolheu, dentro os vários que a equipe da editora elaborou.
Aliás, não sei se já tinha contado aqui, mas foi ela também que escolheu o título do livro. Eu ia colocar "Direito Processual Tributário", e estava na dúvida entre "Curso de Direito Processual Tributário" ou ainda "Curso de Processo Tributário". Ela, que na época tinha quatro anos, disse: - Pai, não coloca nenhum desses. Deixa só "Processo Tributário"!
Eu perguntei: - Por quê?
- Ora - ela respondeu - é mais curto, e mais fácil para eu dizer!
O tempo passa mesmo rápido. Quando foi lançada a primeira edição, ela tinha quatro anos. Agora, já está em vias de completar nove...

O livro está atualizado com as últimas alterações no processo administrativo tributário federal, e com a jurisprudência do STJ e do STF sobre questões processuais tributárias. Só a extinção do recurso do procurador, que eu já mencionei aqui no blog, não consta do livro. É que a edição estava sendo impressa, nos termos da recém votada Lei 11.941/2009, quando esta teve alguns artigos vetados pelo Presidente, dentre eles os que cuidavam dos tais recursos... Não dava mais para mudar. Fazer o quê. Na quinta, se houver, corrijo isso.

6 comentários:

Diego Estrela disse...

será que rola autografo no meu?

Hugo de Brito Machado Segundo disse...

Claro, Diego. Será um prazer.

monica disse...

Estou lecionano em um curso de especialização e já fiz vários apontamentos sobre seu novo livro, que a ATlas gentilmente me enviou para meu deleite ( e atualização a tempo). Parabéns!!!

Hugo de Brito Machado Segundo disse...

Obrigado, Mônica. Aguardo seus apontamentos, que me podem ser úteis em eventual revisão para a quinta edição. abraço!

Pedro Eduardo Pinheiro disse...

Prezado Hugo,

Criança sai com cada uma... Abraço.

Pedro Eduardo.

Pedro Eduardo Pinheiro disse...

comentário de acompanhamento.

Ocorreu um erro neste gadget