quinta-feira, 10 de março de 2011

Spiderman estudando Filosofia do Direito


Recomendei aos meus alunos da turma de Ética da UFC que assistissem ao curso "Justice", de Michael Sandel (www.justiceharvard.org), e tenho deles recebido um retorno bastante positivo. Estão assistindo e gostando.
O engraçado é que, quando assisti às aulas, percebi um homem aranha na audiência em uma das aulas, mas não dei maior atenção ao fato. Achei que talvez se tratasse de alguma brincadeira. Mas é curioso como poucas pessoas o vêem. Talvez se trate de algo ligado àquela experiência que Dawkins cita na parte inicial d´"O Maior Espetáculo da Terra", relacionada à prova testemunhal e a quanto as pessoas não vêem certas coisas, mesmo estando bem à sua frente, quando prestam atenção a outras.
Bom, mas o fato é que, por conta disso, recebi e-mail engraçado de um aluno:

"Professor Hugo,

Eu assistindo o episódio 6 do "Justice" quando me deparo com esta inusitada cena: o Homem-Aranha sentado lá ! A cara de desprezo da menina ao lado é o melhor.

hehehe!

Lucas L. A. - UFC/noite

Ps: A série é massa."

Anexo ao email ele mandou a foto com a qual abro este post, na qual se pode ver o homem aranha e, realmente, o melhor: a cara de desprezo da menina ao lado.

Essas aulas de ética, na graduação, e as de teoria geral do direito, no mestrado, estão rendendo discussões e leituras muito interessantes. É curioso ver como as respostas e os argumentos utilizados nos debates se repetem, mesmo entre alunos que obviamente não conhecem a opinião uns dos outros. Dawkins tem explicação bem plausível para isso, mas vamos deixá-la para outro post.

4 comentários:

alex lekko disse...

Aumentando a foto pude perceber logo atrás do homem aranha um cara abrindo a boca e logo atrás uma menina coloca o cabelo na frente do rosto aparentando dormir e a direita um cara com o dedo no nariz...(rs) e me parece que 90% dos alunos não estão prestando atençao na aula... e os caracteres que tenho que digitar para liberar os comentários está escrito "droged" ?!!..rsrsrs

alex lekko disse...

Corrigindo não é um cara abrindo a boca e sim uma menina. O mais hilário não percebi, a direita e acima do cara no dedo no nariz é um figura de branco que literalmente tá caido na carteira aparentando estar dormindo..

Hugo de Brito Machado Segundo disse...

Pois é, muitas vezes os alunos de harvard não são tão mais aplicados que os de muitas IES brasileiras...
Mas boa parte de suas impressões decorrem de interpretação isolada da foto, que espelha apenas um pedaço da audiência (a sala é bem grande) e em um instante isolado. Assistindo às aulas inteiras é possível perceber que a maior parte presta atenção e participa intensamente dos debates.

Jana disse...

Hehehe Tinha que ser o Lucas pra ver isso =P