Tenho escrito com alguma frequência sobre o déficit da seguridade, as contribuições de seguridade, o desvirtuamento destas etc. Não vou repetir tudo aqui. Quem tiver interesse, pode procurar o livro "As Contribuições no Sistema Tributário Nacional", ou então o "Contribuições e Federalismo", aqui já comentado.
Extinta ação popular que pedia repasse de mais de R$ 87 bilhões à Seguridade Social
Data da publicação: 30/03/2009A Procuradoria da União no Ceará (PU/CE) conseguiu, na Justiça, a extinção da ação popular, proposta por Francisco Flávio Costa Damasceno. Ele pedia que a União repassasse imediatamente para a Seguridade Social R$ 87,620 bilhões, supostamente relativos a superávits dos anos de 2001 a 2006. Para ele, a transferência de recursos estaria em desacordo com o estabelecido pela Constituição Federal.A ação defendia, ainda, que a União efetuasse o repasse de quase todos os recursos arrecadados mensalmente como fontes de custeio da Seguridade Social para a Saúde, a Previdência e a Assistência Social.A PU alegou que não existem superávits a serem repassados à Seguridade Social e que não há orçamento exclusivo para o setor. Os programas e ações a cargo do orçamento da Seguridade Social são custeados pelo orçamento fiscal.A Justiça acolheu os argumentos da Procuradoria e negou os pedidos da ação. Quanto aos superávits, a 7ª Vara da Seção Judiciária do Ceará destacou que a hipótese de "utilização de recursos do orçamento de modo irracional causa prejuízos ao erário" e está fora de questão.A PU Ceará é uma unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
"§ 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:
I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;
III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público."
3 comentários:
Caro Hugo,
Como pode ver acabo de descobrir seu blog. Vou pedir-lhe um favor que não custará nada, nem mesmo, a pecha de "cara de pau" ao solicitante!
Peça a um estagiário de seu escritório para fotocopiar essa ação popular referida, digitalize e disponibilize na web para os leitores de seu blog. Realmente, eu fiquei muito curioso para conhecer essa inicial e ver como foi conduzido o processo.
Grande abraço,
Vou fazer isso, é uma ótima idéia. Eu mesmo estou curioso para ver a ação.
Sua sugestão não tem nada de cara de pau.
um grande abraço.
Eu estou em Belo Horizonte, então custaria alguma coisa mandar alguém tirar cópia disso. Aguardo ansiosamente para ver a tão ação popular!
Postar um comentário